Alguns Matemáticos Famosos

Galileu Galilei

1564 - 1642
Galileu nasceu em 15 de Fevereiro de 1564 na cidade de Pisa. Estudou medicina mas abandona para se dedicar ao estudo da matemática. Nessa época inventa a balança hidrostática. Em 1589 é admitido na prestigiada Universidade de Pádua para leccionar matemática. Aí dedica-se ao estudo sistemático do movimento uniformemente acelerado e do movimento do pêndulo concluindo que o seu período não depende da massa, mas do comprimento do fio. Realiza experiências de queda de corpos em planos inclinados onde demonstra que a velocidade da queda não depende do peso.
Em 1592 consegue a cátedra de matemática na Universidade de Pádua. Nesta universidade ensinou geometria, mecânica e astronomia. Por volta de 1597 dedica-se ao estudo de instrumentos de medida, aperfeiçoa o compasso e inventa o termómetro de Galileu. Aperfeiçoa significativamente a luneta inventada pelos holandeses. Terá sido o primeiro a fazer observações astronómicas com um telescópio refractor, por si desenvolvido. Descobre as manchas solares, as montanhas e crateras da Lua, as fases de Vénus, os satélites principais de Júpiter, os anéis de Saturno e as estrelas da Via Láctea. Estas descobertas foram em 1610, descritas por ele no Mensageiro Celeste. A observação dos satélites de Júpiter contribuiu decisivamente na defesa do Heliocentrismo.
Em 1611 acede à Accademia dei Lincei, depois de, em Roma, apresentar as suas descobertas ao Colégio Romano dos Jesuítas, onde se encontravam o futuro Papa Urbano VIII e o cardeal Roberto Bellarmino, que reconhece as suas descobertas.
Galileu nunca casou, mas conhece em Pádua Marina Gamba com a qual teve três filhos ilegítimos: Vírginia, e Lívia e Vincenzo. Em 1619 acabaria por legitimar o seu filho Vincenzo (consta que não legitimou as suas filhas por não ter dinheiro para pagar os seus dotes).
A situação de Galileu modifica-se em 1612 tornando-se suspeito de seguir as teses de Copérnico sobre o movimento dos planetas. É, no entanto, protegido pelo cardeal Bellarmino. Descobre, em 1614, que o ar pesa pouco, mas não zero como se pensava à época.
Em 1616 Galileu volta-se para outro tipo de pesquisas, pelo facto de as obras de Copérnico terem sido proibidas a todos os católicos, o por ter sido avisado que poderia vir a ser incomodado. O aparecimento de três cometas, em 1618, leva Galileu a defender, em Roma, as suas teses, onde tudo corre bem devido ao apoio do Papa Urbano VIII.
Em 1623 publicou Il Saggiatore (O Analisador) dedicando-o ao novo Papa. Tal publicação foi encorajada pelo facto do Papa Urbano VIII, ser seu amigo pessoal com um espírito mais aberto e interessado nas ciências do que o seu antecessor.
O Diálogo é redigido em 1632, levando Galileu a apresentar-se perante o Santo Ofício (Tribunal da inquisição). O Papa Urbano VIII deixa de ser seu aliado e em Fevereiro de 1633, Galileu vai a Roma onde é interrogado durante dois meses sobre O Diálogo. É considerado culpado de ter ido contra à Divina Escritura "A Terra move-se, não é o centro do mundo. O Sol é o Centro do Mundo".
O resto dos seus dias são passados em Arceti, com residência vigiada. Fica cego em 1637, mas ainda consegue publicar, na Holanda, a sua obra mais importante Discorsi e Dimostrazioni Matematiche Intorno a Due Nuove Scienze em Leiden, onde discute as leis do movimento e a estrutura da matéria.
Morre a 8 de Janeiro de 1642 com 78 anos, rodeado pela por uma das suas filhas e pelos seus discípulos, vindo a ser enterrado na Basílica de Santa Croce, em Florença.
Nesta altura a Igreja mostrou-se culpada perante a ciência, mas a doutrina da Igreja permaneceu por muito tempo fiel ao geocentrismo.

Thomas Bayes

1702 - 1761
Thomas Bayes nasceu em Londres por volta de 1702. Filho mais velho de Joshua Bayes, um dos primeiros seis ministros "Nonconformist" ordenados em Inglaterra, foi pastor da igreja presbiteriana e matemático. 
Em 1719 ingressou, para estudar teologia e lógica, na Universidade de Edimburgo. No entanto os seus estudos continuariam numa universidade escocesa, pois na época os "Nonconformist" foram proibidos de frequentar Oxford e Cambridge. 
Utilizou a probabilidade de forma intuitiva e estabeleceu as bases para a inferência estatística tornando-se conhecido por ter formulado o famoso teorema de Bayes.
Apesar de não ter obras de matemática publicadas, Bayes foi eleito membro da Royal Society em 1742.
Morreu a 17 de Abril de 1761 em Tunbridge Wells, Kent e cepultado em Bunhill Fields Cemetery na cidade de Londres.
Já após a sua morte, em 1763, Richard Price, amigo pessoal de Bayes publica a obra do Rev. Thomas Bayes intitulada de "An essay Towards Solving a problem in the Doctrine of Chances". Com ela foi lançada a semente para a abordagem bayesiana, hoje largamente usada nas mais diversas áreas, como a medicina e a informática.


Cauchy

1789 - 1857
Foi um dos fundadores da teoria de grupos finitos. Criou a noção moderna de continuidade para as funções de variável real ou complexa, em análise infinitesimal. Mostrou a importância da convergência das séries inteiras e fez definições precisas das noções de limite e integral definido.
Passou a sua infância, no mais sangrento período da Revolução francesa. A sua educação foi assumida por seu pai. Em 1811 provou que os ângulos de um poliedro convexo são determinados pelas suas faces. Prova um dos grandes teorema de Fermat em 1815, fazendo com que os matemáticos de todo o mundo depositassem as atenções sobre ele. Ganhou o Grande Prémio da Academia com a teoria da propagação de ondas na superfície de fluidos pesados, com profundidade indefinida em 1816. Casou-se com Aloïse de Bure, em 1818, com quem viveu quarenta anos. Do seu casamento nasceram duas filhas. Em 1821 escreveu a sua primeira obra "Cours d'analyse". Entre 1840 e 1847 escreve 4 volumes "Exercises d'analyse et de physique mathematique".
Morreu aos sessenta e oito anos, a 23 de Maio de 1857. As suas últimas palavras foram dirigidas ao Arcebispo de Paris: "O homem morre, mas sua obra permanece".




TURNBULL WWW SERVER




John Venn

John Venn nasceu a 4 de Agosto de 1834 em Hull, Inglaterra. Entre 1853 e 1857 estudaem Gonville and Caius College (Universidade de Cambridge) e em 1859 foi ordenado padre. Em 1862, voltou à Universidade de Cambridge como professor de Ciência Moral na Universidade de Cambridge onde leccionou e estudou Teoria das Probabilidades e Lógica Pedagógica. Viveu em Cambridge até ao final da sua vida. A lógica de Boole foi bastante desenvolvida por ele. Tornou-se conhecido pela representação de intersecções e uniões de conjuntos através de diagramas esquemáticos, que vieram a tomar o seu nome (diagramas de Venn). Escreveu Logic of Chance, publicado em 1866, considerado muito original e que veio a influenciar o desenvolvimento da teoria estatística. Em 1870 deixa a Igreja e publica Symbolic Logic em1881 e The Principles of Empirical Logic em 1889. 
Por volta de 1883, altura em que é eleito fellow da Royal Society, começa a interessar-se por história vindo a publicar, nesta área The Biographical History of Gonville and Caius College, em 1897.
Morreu em Cambridge a 4 de Abril de 1923.

Ficheiro:Domenico-Fetti Archimedes 1620.jpg

Arquimedes

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


Arquimedes de Siracusa (em grego: Ἀρχιμήδης; Siracusa287 a.C. – 212 a.C.) foi um matemáticofísicoengenheiroinventor, e astrônomo grego. Embora poucos detalhes de sua vida sejam conhecidos, ele é considerado um dos principais cientistasda Antiguidade Clássica.
Entre suas contribuições a Física, estão a fundação da hidrostática e da estática, tendo descoberto a lei do empuxo e a lei da alavanca, além de muitas outras. Ele inventou ainda vários tipos de máquinas, quer para uso militar, quer para uso civil, incluindo armas de cerco, e a bomba de parafuso que leva seu nome. Experimentos modernos testaram alegações de que Arquimedes projetou máquinas capazes de levantar navios inimigos para fora da água e colocar navios em chamas usando um conjunto de espelhos.
Arquimedes é geralmente considerado o maior matemático da antiguidade, e um dos maiores de todos os tempos. Ele usou o método da exaustão para calcular a áreasob o arco de uma parábola utilizando a soma de uma série infinita, e também encontrou uma aproximação bastante acurada do número π. Também descobriu aespiral que leva seu nome, fórmulas para os volumes de superfícies de revolução e um engenhoso sistema para expressar números muito grandes.
Durante o Cerco a Siracusa, Arquimedes foi morto por um soldado romano, mesmo após os soldados terem recebido ordens para que não o ferissem, devido a admiração que os líderes romanos tinham por ele. Anos depois, Cícero descreveu sua visita ao túmulo de Arquimedes, que era encimado por uma esfera inscrita em um cilindro. Arquimedes tinha provado que a esfera tem dois terços do volume e da área da superfície do cilindro (incluindo as bases da última), e considerou essa como a maior de suas realizações matemáticas.
Arquimedes teve uma importância decisiva no surgimento da ciência moderna, tendo influenciado, entre outros, Galileu Galilei e Isaac Newton.


 Nikolay Ivanovich Lobatchevisk- Nascido em 1792 morreu em 1856. Trabalhou em Geometrias não-euclidianas, negando o teorema das paralelas conhecido como Axioma V dos Postulados de Euclides.


John Napier – Nasceu em 1550 morreu em 1617. Considerado o inventor dos logaritmos embora não fosse um matemático profissional.


Blaise Pascal – Nascido em 1623 morreu 1662. Construiu as primeiras máquinas de calcular aos 18 anos. Interessava-se por várias áreas da Matemática e da Física. Teve grande importância no estudo dos cálculos das probabilidades.


Isaac Newton – Nasceu em 1642 morreu em 1727. Foi físico, matemático e astrônomo. Trabalhou muito em Geometria Analítica e Mecânica.

Leonard Euler – Nasceu em 1707 morreu em 1783. Responsável por muitas das notações matemáticas usadas hoje em dia por nós. Foi o matemático que mais produziu obras escritas. Infelizmente ficou cego nos últimos 17 anos de sua vida.

Gottfried Wilhem Leibniz – Nasceu em 1646 morreu em 1716. Aos 17 anos já era Bacharel. É atribuída a ele a notação do ponto para o sinal de multiplicação, o sinal de "=" (igual) e "~" (aproximação).