![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgYb45wJ1KIZErBfBUhlWdQM2u-tOYr2Q3HnkT6uAFF5rsy_PtOs4ks2RwpQAYLVV-QDm6Aqw69j6knazFhIG7kj4JFi3Y6e9LdnKGDugQp6tQcsdLrzONb8IjxlyHvY2X3VH50VHp6GZ4/s400/bibliotecaria-charmosa.jpg)
istoe@istoe.com.br
A criação da Biblioteconomia está diretamente ligada à história do livro, ao desenvolvimento das modernas técnicas internacionais de reprodução e à divulgação da informação.
Inicialmente responsável pela guarda do acervo de bibliotecas públicas, o profissional formado em Biblioteconomia, nos dias de hoje, pode ser definido como um mediador entre a sociedade e o conhecimento registrado nos mais diferentes tipos de materiais - desde o antigo livro impresso até os novos recursos da informática.
Entre suas atribuições, estão o planejamento, a organização e a implantação de centros de documentação e acervos audiovisuais, mais a análise e o processamento de documentos variados.
O crescente valor da informação na sociedade contemporânea tem contribuído para a ampliação das possibilidades de trabalho desse profissional.
Além do trabalho em bibliotecas, universidades e orgãos governamentais, cresce a procura por seus serviços em centros de pesquisa, empresas, museus e comércio. Outras possibilidades que vem surgindo estão na prestação de assessoria e consultoria para editoras e profissionais liberais. É importante que o profissional tenha intimidade com os recursos oferecidos pelas novas recnologias, que estão transformando profundamente a área.
Tem duração de quatro anos. Seu objetivo é ensinar o aluno a trabalhar com sistemas de informação, como bibliotecas e bancos de dados.
O curso oferece disciplinas na área de comunicação, história da cultura, realidade brasileira, línguas portuguesa e estrangeira, mais métodos de pesquisa.
Entre as matérias de formação profissional, estão assuntos como informação aplicada à administração de bibliotecas e formação e desenvolvimento de coleções.
Com a revolução tecnológica, exige-se do profissional boas noções de computação, pois a figura do arquivista de montanhas de papel está em processo de extinção.
Por lei, o exercício da profissão de bibliotecário é restrito ao formado em biblioteconomia. A legislação estipula que o profissional deve estar registrado junto ao Conselho Regional de Biblioteconomia, o que é exigência, também, para que trabalhe como professor em pesquisas institucionais de faculdades e universidades.
Matérias
- Bibliografia e Referência- Catalogação e Classificação
- Documentação Paleografia
- História da Arte
- História da Literatura
- História dos Livros e das Bibliotecas
- Introdução aos Estudos Históricos e Científico
- Organização e Administração de Bibliotecas
Nenhum comentário:
Postar um comentário